Memórias Construídas – Intergeracional

20160525_102447

Desde 2014, fornecemos o curso semestral, trabalhando os conceitos e técnicas que inserem o ensino do restauro na cidade da São Paulo. Totalmente gratuito, os alunos com mais de 21 anos , acessam o conhecimento e executam a parte técnica.

Complementando as aulas teórico práticas do atelier, as aulas de fotografia, história da arte e desenho de observação fecham o conteúdo programático.

Trabalhamos o Memórias Construídas – Intergeracional para atender a um público misto e diversificado com o foco na área de preservação de patrimônio histórico material e imaterial.

Nossa meta é estimular  a vivencia  de singularidades que formam o cidadão,  atentos à transformações da vida  no nosso dia a dia, que se interessem em consolidar informações que promovam um caminho novo dentro da área de conservação e restauro.

O núcleo de Restauro é baseado nas práticas anteriores que fundamentaram o próprio Memórias Construídas,  apresenta a introdução às técnicas de conservação e restauro em Madeira, Ferro, Cantaria, Gesso e Cantaria, Tela, Papel, douramento e pintura para introdução à conservação e recuperação na área de patrimônio Sacro e Museológico.

Desde a reserva técnica, registro, memorial descritivo, diagnose, EPIs, relatórios, fundamentação, bibliografias,técnicas e práticas, daremos a introdução fiel aos procedimentos necessários para iniciação ao restauro.

Com o objetivo principal trabalhar criando uma interlocução direta com a oficina de restauração. No Núcleo de Percepções desenvolvemos os conteúdos de História ( com enfoque em História da Arte),Linguagem Fotográfica,Desenho e Observação Artistica  e Arquitetura.

Neste núcleo buscamos trazer o conhecimento acadêmico à realidade em que vivemos.  Recriar, entender e pertencer.  São as três ações principais do Memórias Contruídas- Intergeracional.