14095840_1087788514640953_1777965569829359343_n

Memórias Construídas é um projeto socioeducativo do Instituto Via Cultural, em parceria com o SESC SP, dirigido a jovens entre 14 e 21 anos.  Possui foco no fomento do reconhecimento da história, da memória e do patrimônio histórico como ferramentas de incentivo para o crescimento pessoal, a ampliação do universo perceptivo, da restauração de valores e da persona, da inclusão social e da ação preventiva à vulnerabilidade econômica. Tem como objetivo geral capacitar jovens de ambos os sexos, desenvolvendo e incentivando as habilidades necessárias para as diversas atividades que envolvam o acompanhamento na área técnica de conservação e restauração de bens e patrimônios culturais móveis e/ou integrados da cidade, assim como, bens imateriais e memória da cidade.

O projeto trabalha com base no macro e micro cosmo. O macro refere-se a cidade, ao ambiente comum a todos os cidadãos, sendo assim, a conservação dos bens culturais é o pano de fundo para a manutenção da paisagem urbana em respeito à memória de todas as gerações passadas e as futuras. Já o micro, refere-se ao indivíduo, o ser transformador, habitante desse ambiente compartilhado. A cidade tem relação direta com a qualidade de vida do individuo (nesse caso o jovem), este ora é seu criador, ora sua criatura. Essa relação complexa é o mote do desenvolvimento desse curso com base na metodologia “Oficianalmente”.

Desde 2008, são realizadas oficinas com duração de um semestre, onde os jovens participam das seguintes atividades de aprendizagem:

05- MAIO - VESPERTINO (24)– Oficinas de restauração;
– Aulas em sítio de Restauro, História da Arte, Arquitetura, da cidade de São Paulo;
– Aulas de artes visuais: desenho, pintura e escultura;
– Aulas de Ética e Cidadania, Teatro e Fotografia;
– Visitas educativas a museus e equipamentos culturais;
– Apresentação de filmes;
– Aulas com recursos áudio visuais;
– Textos disponibilizados pelos professores;
– Debates;
– Questionários;
– Montagem da exposição de resultantes.

Todas as oficinas e o material utilizado são integralmente gratuitos. Ao final do curso, realizamos uma mostra com os trabalhos desenvolvidos durante o semestre e entrega de certificado.