Utopia SP H2O: Água nossa de todo dia

O lançamento da segunda edição aconteceu dia 03 de agosto de 2015 na Fnac Pinheiros, em São Paulo. Na ocasião, houve o debate do tema entre o Hélio Campos Mello, diretor de redação da Brasileiros, e o fotógrafo Alexandre Socci, com a mediação de Anna Lucia Marcondes, presidente do Instituto.

Diante da crise hídrica e dos constantes problemas de São Paulo em relação a água, a chuva e seus rios, o concurso propõe um novo olhar sobre a umidade e a secura, com o tema UtopiaSP H2O: Água nossa de todo dia.

A proposta é tocar o público e as pessoas em geral para buscarmos novas opções de resolução para assuntos coletivos. Idealizada e produzida pelo Instituto Via Cultural, com apoio na realização da revista Brasileiros e FNAC e da Labtec, na impressão das fotos.

O concurso pode e pede a diversidade: com fotos de celulares nos percursos do dia a dia e diante de algo surpreendente, fotos de fim de semana, da hora do almoço, amadoras ou não, de detalhes, de conjuntos, com ou sem cores, sugestões de olhares. São Paulo em movimento e em transformação por nossas mãos, nossa percepção e em engajamentos com licença política para querer uma cidade melhor.

O concurso pretendeu conscientizar e gerar um questionamento criativo sobre a questão da água, que é atemporal, e como lidamos ou vamos lidar de uma forma conjunta, com algo que já era uma preocupação e se tornou urgente. Recebemos inclusive, pela capilarização da rede, imagens não só da cidade de São Paulo, mas desde o Amazonas, passando por BH, Rio, e cidades por aí a fora, percebendo que o concurso pode agregar novas perspectivas.

Foram selecionadas pela comissão, 25 fotos finalistas de um conjunto de mais de 1000 imagens enviadas ao #utopiasoh2o. As fotos foram expostas na FNAC a partir do dia 09 de novembro de 2015 e durante a abertura da exposição o autor da foto vencedora recebeu uma câmera semiprofissional da Canon, uma assinatura da Revista Brasileiros por 1 ano e livro sobre fotografia. Também foram contempladas três fotos com menções honrosas.
As fotos selecionadas foram escolhidas dos seguintes autores:
Alexandre Merlino 
Antônio Rossi
Daiane Patrícia de Oliveira
Daniel Capela
David Santos Jr
Diogenes da Silva Araújo
Erick Martinelli da Silva
Fernando Shiroma
Ilana Bar
Junior Peres
Layal Antanios
Lucy Carla
Leandro Menezes
Marcelo Manfrini
Marcelo Tanami
Rafael Eugenio Correa
Raul Golinelli
Sandra Carrillo
Van Peris
Wick Rocha

Lançamento
03 de Agosto na FNAC Pinheiros
Bate-papo “Um novo olhar através da fotografia – como descobrir e registrar novos ângulos da realidade” com os fotógrafos Alexandre Socci e Hélio Campos Mello. Mediação da diretora do Instituto Via Cultural Anna Lucia Marcondes.

Premiação
04 de Novembro na FNAC Pinheiros
Abertura da exposição e entrega do prêmio para melhor imagemutop2 utop3