#utopiasp: a cidade que eu quero ver

“O que as pessoas param para observar em uma cidade que não para?”. É com esta provocação que ocorreu a primeira mostra fotográfica “Utopiasp: a cidade que eu quero ver“, idealizada e produzida pelo Instituto Via Cultural, com apoio do Museu da Energia de São Paulo, instituição mantida pela Fundação Energia e Saneamento.

A ideia foi reunir visões múltiplas e cartográficas da capital paulista, apresentando o cotidiano da população por meio de fotos que capturassem momentos inspiradores, através do concurso cultural #Utopiasp, realizado nas redes sociais Facebook e Instagram do Instituto.

Reunimos 40 fotografias que revelam universos particulares de São Paulo, registrados pelos próprios moradores da capital, inspiradores pela ideia de utopia e da ressignificação da cidade e seus espaços.

Após uma análise curatorial temática por Paulo Klein, curador de arte, Carolina Campos, a assessora de comunicação do Museu, e a Anna Marcondes, diretora da Via Cultural, foram selecionados olhares pousados em diversos horários e lugares, inspirando e revelando percepções e pontuando reflexões.

A mostra foi realizada entre os dias 25 de outubro a 29 de novembro de 2014, gratuitamente e para todos os públicos, na área externa do Museu da Energia.

Lista completa dos autores das 40 fotos selecionadas:

– Bruno Jin Young Kim
– Caroline Ferraz
– Jenifer Dias Marques
– Leandro Ferreira de Menezes
– Nathalie Artaxo
– Marcelo Tanami da Santa Cruz
– Stephanie Frasson
– Juliana Oliveira
– Ana Paula Westin Morata
– HEY SAMPA
– Layal Antanios

Veja o catálogo completo:

catalogo

 

 

 

Local: Museu da Energia de São Paulo
(Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos)
Data: 25/10/2014 a 29/11/2014

utop1