Laboratório Despertar

Projeto de Inclusão e Documentação Perceptiva, contemplado pela primeira edição do Edital Redes e Ruas da Prefeitura de São Paulo e das Secretarias de Cultura, Serviços e de Direitos Humanos e Cidadania.

Nosso olhar está voltado para a atuação artística e cultural como base de uma nova educação e reestruturação educacional.
Projeto cartográfico de Arte e Tecnologia para formação vivencial e cidadã coordenando trajetórias de visão e atuação para transformação de observação passiva em ativa, criando um portal comunicativo entre os atos de informar, organizar dados e realizar trocas de repertório e cultura global, por meio de oficinas multimídias iniciadas com a aproximação do uso do equipamento celular, envolvendo uma meta de transposição até alcançar o ciberespaço e a consciência de protagonismo – ato concreto.

As vivências de verdadeira cidadania são despertares de pertencimento, desejo, foco, alcance, que acontecem muitas vezes ao acaso de um olhar. Indireta e acidentalmente vemos no dia a dia dos jovens da cidade um costume de registrar os acontecimentos e personagens de seu cotidiano, expondo seus sentimentos, estética, pensamentos e vida tanto nas redes sociais como na ferramenta Youtube através de vídeos domésticos de uma visão de seu microcosmo – sua casa, seu armário, seu banheiro, sua calçada, seu transporte, seu por do sol, seu trabalho, seu lazer, alcançar seu bairro, sua cidade. A partir daí, gerar discussões sob a orientação dos profissionais, criando uma intervenção de novas referências que se consolidem em uma exposição e mostra itinerante.

O projeto promove, portanto uma mostra visual que discute saúde, estética, história, técnicas de registro e cidadania. Dentro do seu escopo pretendemos:

  • Qualificar análise, narrativa e técnica da expressão dos adolescentes nas multiplataformas;
  • Contextualização na cibercultura, compreensão do alcance comunicacional (sinergia, onda, mimetismo);
  • Gerar posicionamento nas redes de relações – presenciais e virtuais. (nós, hubs e perfis);

Abrangência: Oeste e Centro – CEU Butantã, Praça Elis Regina, Biblioteca Monteiro Lobato, Largo do Arouche, CEU Jaguaré, Largo da Batata, UNIBES, MASP, Praça Cornélia, Biblioteca Mario Schenberg e Praça Rooselvet.

Catálogo da Mostra 

Programação

Galeria Laboratório Despertar

logodespertar