Em fase de captação de recursos, Cartografias Restauradas é um projeto socioeducativo da VIA CULTURAL direcionado para jovens de 15 a 21 anos e tem como foco o fomento do reconhecimento da memória histórica e oral na memória do patrimônio histórico como ferramenta de incentivo para o crescimento pessoal, a ampliação do universo perceptivo, a restauração de valores e da persona, a inclusão social e a ação preventiva à vulnerabilidade econômica, na criação de registros de uma dialética entre o espaço e as personagens da cidade. Esse projeto tem como objetivo geral capacitar jovens de ambos os sexos, com habilidades necessárias para as diversas atividades que envolvam o acompanhamento técnico de pesquisadores históricos integrados a bens materiais e imateriais da cidade na pesquisa cartográfica junto à terceira idade. Possibilitar a esses jovens a perspectiva da defesa e garantia de seus direitos a uma vida digna, diminuindo assim a desigualdade social, facilitando a sua inclusão social e evitando que a falta de profissionalização interfira no desenvolvimento pleno de sua vida, promovendo consciência ética, competências transdisciplinares e direcionamento para inclusão socioeconômica.

O projeto Cartografias Restauradas tem como finalidades:

1. Identificar tudo o que é digno de nota no terreno, de modo a provocar uma tomada de consciência sobre a memória das populações paulistas e paulistanas, fixa e migrante;
2. Estudar e classificar, de acordo com as técnicas mais eficientes, edifícios, objetos e história, de modo a inscrevê-los na memória nacional.

A dinâmica das aulas insere:
– Aulas História da cidade de São Paulo e Cidadania;
– Visitas educativas a museus e equipamentos culturais;
– Apresentação de filmes;
– Apostilas;
– Debates;
– Questionários;
– Aulas de Fotografia e Redação;
– Saídas para entrevistas.
Nossa proposta no projeto é contribuir para pensar maneiras de mapeamento contemporâneo, para orientação de novos indicadores, com uma visão globalizada e com a inclusão de agentes locais qualificados em um programa de resgate da memória oral urbana local e multiplicador de diversos conhecimentos nos bairros da cidade, a partir da história oral pesquisada fundamentalmente no território da memória, incluindo os pontos de referência a serem preservados na história da cidade.
Os jovens serão orientados e acompanhados em sala de aula e em campo a resgatar, organizar, registrar e inserir documentos e fotos a relatos da população local sobre a vinda, o trabalho, o crescimento, a família e a participação da arquitetura urbana na memória pessoal e do bairro levantado.

Para se tornar um patrocinador da VIA CULTURAL e do Projeto Cartografias Restauradas acesse o link:  http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/frmentidades.aspx